A importância da Serra do Pau-ferro para a manutenção das populações de Propyrrhura maracana (psitaciformes - psittacidade)
Palavras-chave:
psitaciformes, Serra do Pau Ferro, Mata AtlânticaResumo
A Serra do Pau Ferro é uma área de aproximadamente 4 mil hectares localizada no município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ, nas coordenadas 22°29`S e 43°34`W, com cobertura vegetal de Mata Atlântica secundária. Sua hidrografia tem grande importância como manancial hídrico contribuinte para a bacia do Rio Guandu. Esta área abriga grandes populações residentes de Propyrrhura maracana, Psitaciformes, psittacidae, espécie vulnerável (IUCN, 2003). A pesquisa de bionomia da espécie, desenvolvida de julho a setembro de 2008, utilizou o método de observações de campo feitas com binóculos Sakura 10X90X50 para localização de ninhos e identificação de itens alimentares. P. maracana tem preferência por nidificar em ocos de palmeiras e o estudo localizou dois ninhos instalados em Attalea dubia com DAP de 43cm e 38cm. Os itens alimentares identificados foram frutos de Melia azedarach, Eriobotrya japonica, Croton floribundus, Solanum leucodendron, Apuleia leiocarpa, Tabebuia chrysotricha , Cupania sp., Ficus sp. e néctar de Erythrina falcata e Spathodea campanulata. O estudo mostrou abundância na oferta de alimentos tanto nas áreas florestadas como em áreas antropizadas da serra. Muitos adensamentos nas populações de Attalea dubia nas áreas onde a mata foi suprimida e que está em processo de recuperação oferece muito recurso de nidificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.