Formação docente dos bolsistas do PIBID de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.2621Palavras-chave:
Projeto de extensão. Formação acadêmica. Licenciatura. Formação profissional.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos acadêmicos bolsistas sobre a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em sua formação profissional e acadêmica. Os sujeitos da pesquisa foram 14 bolsistas com pelo menos 6 meses de participação no Programa pelo curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Gurupi (UnirG). Utilizou-se de entrevista estruturada composta por duas questões geradoras e utilizou-se a técnica de análise dos dados denominada Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. A análise de conteúdos possibilitou formular as unidades de significado “vivências na prática”, “realidade escolar”, “Planejamento” e “roda de estudo” a partir dos discursos dos sujeitos para formação profissional. Em relação a formação acadêmica, foi possível estabelecer “Dar aula”, “Conhecimento”, “Espaço Físico” e “Metodologia” como unidades de significados. Dessa forma, foi possível demonstrar que objetivo do projeto está sendo atingido e ressalta-se a importância do Pibid para a formação inicial dos bolsistas do curso de licenciatura em Educação Física.Downloads
Referências
ANJOS, L. C. S., COSTA, I. G. A contribuição do PIBID à formação docente. II Seminário de Socialização do PIBID - UNIFAL-MG, 2012
ASSIS, R. M., BONIFÀCIO, N. A. A formação docente na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras On-Line, v.1, n.3, p.36-50, set./dez. 2011.
BRASIL. Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Projeto Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Edital nº 001/2011/CAPES.
CANAN, S. R. Pibid: promoção e valorização da formação docente no âmbito da política Nacional de Formação de Professores. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. v. 04, n. 06, p. 24-43, 2012.
CANAN-URI, S. R. Política nacional de formação de professores: um estudo do PIBID enquanto política de promoção e valorização da formação docente. 2012.
LIMA, M. R. C., et al. Relato de experiência: o pibid na formação de professores de educação física da FCT-UNESP. Iniciação & Formação Docente, v.1, n.1, 2014.
FELÍCIO, H. M. S. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Rev. Diálogo Educ., v. 14, n. 42, p. 415-434, 2014.
GEVEHR, D. L., RICHTER, J., KOTHE, M. O envolvimento acadêmico na busca pela formação de professores: uma experiência institucional do Pibid no Rio Grande do Sul. Polyphonía, v. 25, n.1, 2014.
KRAMES, I. P., CARDOSO, A. C. B., SILVA, M. A. PIBID interdisciplinar: contribuições para a formação docente do licenciando. Cadernos Acadêmicos. v. 7, n. 1, p. 123-139, 2015.
LOUREIRO, D. Z., OLIVEIRA, F.T. PIBID - Uma Interseção de Conhecimentos Entre a Realidade Escolar e a Universidade. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2008.
MOREIRA, W. W., SIMÕES, R., PORTO, E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Rev. bras. Ciência e Movimento, v. 13, n. 4, pg 107-114, 2005.
PIRES, J.C. M., et al. Investigação sobre a importância do estágio e do Pibid para formação docente dos alunos do curso de licenciatura em química da FACEDI/UECE. Blucher Chemistry Proceedings, v. 3, n.1, p. 138-147, 2015.
Portaria normativa nº 260, de 30 de dezembro de 2010: Normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGe¬rais.pdf. Acesso em: 22 de outubro de 2014.
RODRIGUES, A., et al. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID e a formação docente. Criar Educação, 2016.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TERRA, D. V; CARVALHO, R. M. Formação inicial e continuada de professores: espaços, tempos e invenções curriculares. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, pg 167-183, 2016.
VIANA, A. L., SILVA, J. C., BARTHOLOMEU NETO, J. A Contribuição do PIBID para Alunos do 9º Ano de Uma Escola Municipal de Gurupi-TO. Revista Cereus, v. 7, n. 3, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.