Relato de caso: síndrome de Sjögen
Palavras-chave:
síndrome de Sjögren, xerostomia, xeroftalmia, multidisciplinarResumo
A Síndrome de Sjögren (SS) é uma patologia auto-imune sistêmica, onde mais comumente as glândulas salivares e lacrimais são envolvidas, levando o paciente a apresentar xerostomia e xeroftalmia. Diferente da Doença de Mickulicz, o aumento das glândulas salivares e lacrimais tem causa específica: a infiltração de linfócitos nestas glândulas. A SS pode ser classificada como primária, quando não associada a nenhuma outra doença sistêmica, ou secundária, quando associada a qualquer doença sistêmica, mais comumente a lúpus eritematoso e artrite reumatóide. Este trabalho tem por objetivo relatar o caso de um paciente de 19 anos de idade, leucoderma, atendido primeiramente na Estratégia de Saúde da Família e posteriormente encaminhado para a atenção secundária para um preciso diagnóstico e tratamento das manifestações clínicas. Foi solicitado cintilografia das glândulas salivares maiores e biópsia das glândulas salivares menores localizadas no lábio. O Teste de Schimer foi realizado para medir a produção lacrimal e Teste de Corante Rosa Bengala para avaliar o filme de lacrima no olho. Os resultados dos exames demonstraram hipoprodução lacrimal e salivar. O fluxo salivar ficou abaixo de 1 ml por minuto, característica de “boca seca” e a biópsia das glândulas salivares menores demonstrou infiltração exacerbada de linfócitos no tecido glandular. Podemos concluir que o diagnóstico da SS é extremamente difícil, pois devido às características da referida patologia podemos confundi-la com várias outras, como: gastroenterites e até com alguns medicamentos antidepressivos e antialérgicos. O diagnóstico é sempre multidisciplinar e o acompanhamento na atenção básica fundamental para que outras doenças não sejam desencadeadas pela diminuição dos fluxos salivares e lacrimais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.