Integralidade no atendimento à saúde do idoso institucionalizado: articulação entre as políticas sociais de assistência social e saúde
Palavras-chave:
idoso, instituição de longa permanência (ILPI), integralidade, assistência social e saúdeResumo
As Instituições de Longa Permanência (ILPIs) para idosos podem ser entendidas como locais destinados ao atendimento de pessoas com idade igual e superior a 60 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. São consideradas como um serviço híbrido, ou seja, que articulam ações de saúde e assistência social. Estas instituições apesar de prestarem atendimento a uma parcela específica da sociedade não possuem uma homogeneidade do público atendido em decorrência dos diferentes históricos de vida, sexo e condições de saúde dos seus usuários entre outros. Desta forma o artigo objetiva analisar a integralidade no atendimento à saúde dos idosos institucionalizados compreendendo a integralidade como um princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) que representa uma das bandeiras de luta do movimento sanitário em meados da década de 1970 e também uma prática que ultrapassa a concepção de saúde como apenas um estado de ausência de doenças relevando no momento do atendimento a contextualização social do sujeito atendido, a articulação entre diferentes políticas sociais bem como seus diferentes níveis. Para análise deste princípio é utilizado o exemplo de uma ILPI filantrópica do Sul Fluminense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.