Influência da Temperatura de Encharque nas Temperaturas de Transformação e Microestrutura de aços baixo-carbono contendo Mn e Si e microligado ao Nb
Palavras-chave:
aços bifásicos, transformação de fase, dilatometria, microestruturaResumo
As chapas de aços avançados de alta resistência (A.H.S.S., Advanced High Strength Steels) vêm sendo desenvolvidas há mais de quarenta anos. Eles são uma das principais respostas da siderurgia mundial ao desafios impostos por seus clientes em sua busca por maior competitividade e atendimento às restrições ao consumo de energia e preservação do meio ambiente, como por exemplo a indústria automobilística. Os aços de baixo carbono com estrutura bifásica (ferrítica-martensítica ou ferrítica-bainítica) apresentam combinação de resistência e dutilidade mais elevadas que os equivalentes ferríticos-perlíticos. A adição de Mn e Si nesta classe de aço é uma possibilidade econômica para obtenção deste tipo de microestrutura em aços planos laminados a quente ou a frio. Para execução deste trabalho foram elaboradas ligas em escala piloto com teores de carbono na faixa de 0,15% e combinações dos teores de Si e Mn no intervalo de 0,8 a 1,5%, e microligado ao Nb. Com intuito de definir uma metodologia futura de processamento destas ligas durante laminação a quente em escala piloto e resfriamento controlado para obtenção de microestrutura bifásica, no que diz respeito as condições de encharque prévio a laminação, foram executados tratamentos térmicos em um dilatometro de têmpera (Adhamel, DT1000), onde variou-se a temperatura de encharque (1000 e 1230ºC por 360s) e taxa de aquecimento e resfriamento de 1ºC/s. Dessa forma, puderam ser avaliadas as mudanças nas temperaturas de transformação (A1, A3, Ar3 e Ar1) e microestrutura final sob diferentes temperaturas de encharque e/ou variações no teor de Mn e Si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.