Estudo experimental da estabilidade da fase Zr3Si no sistema Zr-Si
Palavras-chave:
Zr-Si, binário, experimental, diagrama de equilíbrio, Zr3SIResumo
Existem dúvidas sobre a fase Zr3Si quanto a sua formação e qual tipo de reação ocorre a ~863º C. E o objetivo do presente trabalho é de avaliar a estabilidade da fase Zr3Si no sistema Zr–Si através da determinação experimental. Neste trabalho envolverá basicamente as seguintes etapas: (i) produção das ligas em forno a arco; (ii) tratamentos térmicos das ligas a 800° C e 1000° C; (iii) caracterização das ligas no estado como-fundido e após tratamento térmico via difração de raios X, microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura e microanálise eletrônica (EDS). Através do estudo da sequência de solidificação de ligas produzidas via fusão a arco permitirá inferir sobre o tipo de formação da fase a partir do líquido (peritética, eutética ou congruente). As análises das microestruturas no estado bruto de fusão permitirão determinar o nível de segregação nas ligas. Isto será importante para a avaliação da duração dos tratamentos térmicos visando alcançar o equilíbrio termodinâmico. E é necessário acompanhar a evolução das microestruturas (morfologia, composição e fração volumétricas das fases) nas amostras tratadas termicamente, para se garantir a obtenção do equilíbrio termodinâmico das mesmas. Com os resultados das caracterizações das amostras no estado bruto de fusão e equilibradas termicamente via microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios X (DRX) será possível concluir sobre a estabilidade da fase Zr3Si no sistema Zr-Si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.