Degradação acelerada de filmes de polietileno
Palavras-chave:
polietileno, fotodegradação, envelhecimento acelerado, D2W, colorantesResumo
O acúmulo de materiais poliméricos na natureza é um problema que tem se agravado nos últimos anos devido ao consumo crescente de polímeros em diversos produtos industrializados e ao período curto de utilização de uma parcela considerável destes materiais, como no caso de embalagens. Além disto, os materiais poliméricos demoram anos para sofrerem decomposição quando expostos a determinadas condições ambientais, gerando poluição e problemas de gerenciamento de resíduos em grandes cidades. A reciclagem é uma das alternativas para contornar alguns destes problemas. Entretanto, para polímeros cuja reciclagem seja inviável, a sua decomposição em um período mais breve possível é a alternativa mais adequada. O propósito do presente trabalho tem sido estudar a fotodegradação de filmes de polietileno para uso em embalagens em presença de um agente que acelera a degradação do polímero, denominado de D2W e em presença de colorantes de uso comercial. Amostras de filmes contendo o agente D2W e colorantes de sacolas plásticas para embalagens foram submetidas ao envelhecimento acelerado em um simulador ambiental, seguindo recomendações da norma técnica ASTM G53 e analisadas de acordo as suas características mecânicas e por análises de FTIR. Os resultados demonstraram que a presença do agente D2W provocou uma degradação acentuada do polímero quando submetido a duas semanas de ensaio, enquanto que a degradação dos materiais depende do tipo de colorante empregado. O uso de agentes fotossensibilizantes incorporados ao polietileno demonstra ser uma alternativa viável para a redução de resíduos plásticos no meio ambiente e consequente redução da poluição gerada por estes materiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.