Análise filogenética das linhagens de Influenza B circulantes no Brasil em 2008
Palavras-chave:
Influenza B, hemaglutinina, co-circulaçãoResumo
Os vírus Influenza B compõem a família Orthomyxoviridae e apresentam um genoma de RNA segmentado de fita simples e polaridade negativa. Esses vírus atualmente estão divididos em duas linhagens filogenética e antigenicamente distintas que podem co-circular entre a população. As linhagens estão representadas pelos protótipos B/Victoria/2/87 e B/Yamagata/16/88, baseados pelo fragmento da hemaglutinina. Os mecanismos evolutivos conhecidos para estes vírus são o drift antigênico, quando ocorrem mutações pontuais nos fragmentos do genoma viral e o rearranjo entre as linhagens, quando ambas as linhagens infectam uma mesma célula e ocorre a recombinação dos fragmentos gênicos. Estes mecanismos evolutivos possibilitam o escape da resposta imune. A vacina anual de Influenza contempla apenas uma linhagem de influenza B, além de representantes de Influenza A subtipo H1N1 e H3N2. Amostras de secreções nasofaringeas originadas de pacientes com sintomas respiratórios em 2008, foram analisadas pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ pelo protocolo PCR Multiplex, que diferencia Influenza A/H1, A/H3, Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório (RSV) A e B. Em 2008, foram positivas para Influenza B 72 amostras, destas 49 amostras foram selecionadas para a realização do sequenciamento e análise filogenética do gene da hemaglutinina. Das amostras sequenciadas 32 foram B/Victoria/2/87-like e 17 foram B/Yamagata/16/88-like. A cepa de influenza B utilizada para a vacina em 2008 foi B/Florida/4/2006 representante da linhagem B/Yamagata/16/88. Nossos resultados demonstraram a co-circulação das duas linhagens no pais, e evidenciaram a necessidade de mais estudos em outros fragmentos gênicos para analisar possíveis rearranjos entre as linhagens de Influenza B no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.