Desenvolvimento de dispositivo de automação e aquisição de dados pelo micro computador
Palavras-chave:
sistemas de controle, programação computacional, interface homem-máquinaResumo
Neste trabalho, será apresentado um projeto para sistema de controle que compreenderá de um método para aquisição de dados computacionais e o desenvolvimento de interface homem-máquina. O método de aquisição de dados computacionais tornará possível o monitoramento de diversas variáveis, simultaneamente, possibilitando análise e manipulações imediatas do processo. A interface homem-máquina tornará o ambiente computacional mais amistoso ao usuário, facilitando a observação e as tomadas de decisão necessárias para o bom desempenho do processo analisado. Em função das inúmeras necessidades de se ter um sistema com boa precisão e com uma relação custo/benefício aceitável, viu-se a possibilidade do desenvolvimento deste projeto que, atenderá a essas características, sendo de alcance do público interessado. Tomamos como foco básico, uma interface, já utilizada com frequência, o micro computador, e estudou-se uma maneira de interligar este meio computacional, que tem uma fácil visualização e interpretação, com a planta a ser controlada e/ou monitorada. O dispositivo reúne tecnologia já utilizada na indústria, porém será aplicado no laboratório de Hidráulica do Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Volta Redonda. O protótipo é constituído de 16 canais de entrada para dados analógicos, 32 canais de entrada e 32 canais de saída para dados digitais. Este controle é realizado pelo micro computador, sendo interligado através da porta paralela, que é dotada de 5 canais de entrada e 12 canais de saída, todos estes digitais. A parametrização e programação são feitas em software dedicado e o usuário tem toda a autonomia para otimizar o dispositivo para “n” processos. O projeto será submetido como Projeto de Iniciação Científica no ano de 2011, nesta instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.