Relato de experiência sobre o método avaliativo OSCE na Unidade Neonatal no Internato
Palavras-chave:
OSCE, internato, avaliaçãoResumo
O Curso de Medicina do UniFOA embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais vem implementando mudanças de paradigmas nos modelos de ensino tradicional para as metodologias ativas o que vem a atender o perfil do profissional que se deseja formar. Dentre os novos instrumentos de avaliação sugeridos, temos o OSCE (objective structured clinical examination) que é uma ferramenta pedagógica usada em Ciências de Saúde para avaliar as competências do aluno em habilidades clinicas e na comunicação propedêutica além do raciocínio clinico e empatia no contexto em que está inserido. Os dados de avaliação são estruturados pelo avaliador no formato check-list e, no período de 5 a 15 minutos, o aluno é avaliado levando em consideração os conceitos apreendidos em períodos anteriores e na própria disciplina, sobre os aspectos técnicos, éticos e relacionais com o paciente. Neste período avaliativo, o professor-avaliador anota as atitudes corretas e as pendências apresentadas. Ao final, tais pendências são rediscutidas com o aluno, o qual também preenche um formulário específico onde o avaliador e a disciplina também são avaliados. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do processo avaliativo denominado OSCE no Internato em Neonatologia (Unidade SUS/Hospital São João Batista/UNIFOA), dentro da disciplina de Pediatria, que ocorre no décimo período por quatro semanas. Para a organização dos dados coletados, será utilizado o programa Epi INFO, o qual gera gráficos através dos cruzamentos de dados inseridos. Este projeto vem sendo realizado desde 2008 numa etapa piloto, com dois professores e três preceptores atuantes durante o estágio supervisionado dos discentes, onde os participantes vêm se familiarizando com o método avaliativo, implementando melhorias. Espera-se com os dados levantados, discutir a reestruturação do processo ensino-aprendizagem e de avaliação, atendendo aos novos modelos para o ensino de ciências da saúde.
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