Ética pública, direito e cidadania
Palavras-chave:
ética, poder público, direito, cidadaniaResumo
No presente trabalho se discute a relação possível entre a Ética Pública e a cidadania. Trata-se de uma correlação concebida como necessária no contexto da realidade existencial brasileira e contemporânea, onde a moral dos agentes públicos é considerada premissa fundamental para o desenvolvimento social. Os autores privilegiam uma abordagem conceitual da Ética Pública e destacam os indicadores que definem a relação dialética existente entre a falta de moralidade administrativa e a não-cidadania. Os resultados das pesquisas doutrinárias (bibliográfica) e empírica apontam para uma conexão entre a Ética Pública e a Cidadania. Examina-se a dimensão ética da Administração Pública, propiciando, essencialmente, a discussão acerca da melhor forma de disciplinar a atividade desenvolvida pelos agentes públicos: pessoa que investida de poder (autoridade), é encarregada do exercício de alguma função estatal. As conclusões alertam sobre a necessidade de uma nova filosofia (Filosofia da Consciência): um modelo que propicie a abordagem do direito por meio da moral. Julga-se, contudo, inadequado reduzir o direito a um formalismo fechado onde unicamente se priorize a técnica e a lógica quer clássica quer deôntica. A pesquisa, ainda em andamento, destaca a necessária abordagem “funcionalista” e não unicamente “estruturalista” do Direito, revelando as insuficiências do tecnicismo em face de uma consciência social: jurídica e moral em crise, que coloca em risco a “Convivência” e a “Justiça Social”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.