Análise comparativa da transferência de calor de fluidos imiscíveis em regime laminar (água-óleo) em dutos circulares
Palavras-chave:
fluidos imiscíveis, transferência de calor, regime laminar, isolante térmicoResumo
Neste trabalho é apresentado um estudo analítico da transferência de energia na forma de calor em dutos circulares em regime laminar completamente desenvolvido e termicamente desenvolvido de fluidos imiscíveis (água-óleo), com o objetivo de se fazer uma comparação dos materiais isolantes poliuretano expandido (K=0.023 W/mK) e lã de vidro (K=0.054 W/mK) onde ambos os isolantes atendem a norma (Petrobrás N-168) e foi utilizado para o estudo um duto de aço API 5L muito utilizado em oleodutos. O sistema (água–óleo) é muito empregado em oleodutos para se conseguir redução na potência de bombeamento. Para se realizar está comparação, foi necessário o estudo do comportamento do escoamento dos fluidos (água-óleo) feito na iniciação científica “Escoamento Laminar de Fluidos Imiscíveis em Dutos Circulares”. A partir do estudo do escoamento, foi determinado que o ponto onde se consegue a maior redução na potência de bombeamento ocorre para temperatura global de mistura de 9.4 °C com filme de água da ordem de espessura 0.153, onde se tem uma redução da de 64% em relação ao escoamento unifásico, para essa espessura de água o valor de Nusselt é de 1.3. O ponto onde se tem a melhor transferência de energia na forma de calor ocorre em 0.062 (muito próximo a parede) com Nusselt de 5.35. Notamos assim que existe uma relação direta entre a transferência de energia na forma de calor e o escoamento dos fluidos. Propomos demonstrar neste trabalho o perfil de temperatura ao longo da parede do duto e do isolante térmico, o fluxo de calor, qual é a espessura ideal para cada isolante onde podemos obter a melhor relação entre a transferência de calor e a potência de bombeamento e qual o melhor isolante térmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.