Efeito mineralizador de sal de cobre na síntese do Espinelio MgAl2O4
Palavras-chave:
mineralizador, espinelio, sínteseResumo
O espinélio de alumínio magnésio é um material com diversas aplicações industriais devido às suas propriedades: alto ponto de fusão, baixa expansão térmica, alta resistência a ataques químicos, boa resistência mecânica, baixa constante dielétrica e excelentes propriedades ópticas. O uso deste material como suporte para catalisadores metálicos é recente e sua aplicação tem dado bons resultados. Nesses casos, o espinélio possui propriedades interessantes como caráter químico de baixa acidez, caráter hidrofóbico, alta resistência térmica e boa interação com a fase metálica. Este material também tem sido usado como suporte para catalisadores em processos de desidrogenação e outros tipos de reação. O objetivo deste trabalho é estudar uma nova rota tecnológica para formação e a estabilidade química do espinélio MgAl2O4 a partir de soluções salinas mistas de alumínio e magnésio em função da temperatura, de modo que não haja a necessidade de formação de precursores insolúveis, mas que possa ser produzido diretamente da solução. Foram preparadas soluções aquosas saturadas de nitrato de alumínio nonahidratado e nitrato de magnésio hexahidratado. Posteriormente as soluções foram misturadas obedecendo a razão estequiométrica de 2 mols de Al para 1 mol de Mg, a fim de obter a fase desejada. Foram feitos tratamentos térmicos com três tipos de soluções, uma pura, outra com 20 ppm de Cu e outra com 200 ppm de Cu. O acréscimo do cobre serviu para estudo do comportamento dele como catalisador entre o Mg e o Al. As soluções resultantes foram secas em estufa à 110ºC antes dos tratamentos térmicos entre temperaturas de 600°C e 1200°C. As amostras obtidas após tratamento térmico foram caracterizadas por difratometria de raios X.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.