Simulação matemática de sintetização de um sinal sonoro obtido através de um violão Gianini
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.2381Palavras-chave:
Sintetização, sinais sonoros, Fourier, ruído brancoResumo
A sintetização de sinais sonoros se torna cada vez mais um recurso utilizado no meio musical. E um sinal acústico pode ser sintetizado a partir da transformada de Fourier. Os sinais podem ser escritos por uma soma de senos e cossenos combinados com características das frequências naturais de vibração, amortecimento, amplitudes, além da variação do fator tempo. O sinal processado computacionalmente pode ser reproduzido a partir dos seus próprios parâmetros, mas com a possibilidade de eliminar do novo sinal alguns efeitos indesejáveis, como por exemplo, o ruído branco.
Downloads
Referências
BASSALO, J.M, 2009, Seara da Ciência. Disponível em:
<http://www.seara.ufc.br/tintim/matematica/fourier/fourier1.htm>. Acesso em: 05 ago. 2015.
COSSOLINO L.C.; PEREIRA A.H.A. – “Amortecimento: classificação e métodos de determinação” (informativo técnico científico) – Universidade de São Carlos, 2010.
FEITEIRA, J. F.; FONSECA, G. S.; CAMPOS, M. F. – “ Série e Transformada de Fourier na Análise Cristalográfica por Difração de Raio X” – 7º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, Penedo, 2013.
TEIXEIRA, P. S.; SILVA, A. J.; FEITEIRA, J. F. – “Avaliação e comparação de características de amortecimento de sinais gerados de diferentes violões” – Caderno Unifoa, 2014.
YNOGUTI, Carlos Alberto – “Síntese de sons musicais baseada na transformada Karhunem-Loève”. São Carlos. Dissertação de Mestrado – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.