Rastreamento do ponto de máxima potência em painéis fotovoltáicos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2365Palavras-chave:
painel fotovoltaico, MPP, rastreamentoResumo
O uso de fontes alternativas de energia está deixando de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Além de poupar o uso de combustíveis fósseis e diminuir a emissão de carbono, estes recursos aproveitam fontes naturais de energia solar, eólica, geotérmica, ou fontes renováveis provenientes de combustíveis vegetais. Dentre todas as fontes alternativas, o uso da energia solar para geração de energia elétrica vem se destacando. Contudo há ainda certos desafios a serem vencidos: o tamanho dos painéis, o alto custo do sistema, a natureza intermitente da fonte de energia, e principalmente, a baixa eficiência de conversão dos painéis fotovoltaicos. A pesquisa e desenvolvimento de novos materiais tem sido intensa e tem produzido bons resultados. Todavia continua sendo necessário aumentar a eficiência de conversão através da maximização da captação de radiação solar e a otimização do ponto de operação do painel fotovoltaico. Para garantir a máxima eficiência no aproveitamento da energia gerada é necessário o rastreamento permanente do ponto de máxima potência (MPP), o que acaba sendo um problema complicado devido a não linearidade da célula solar. Para a otimização do MPP, muitas estratégias de controle no rastreamento têm sido propostas, tais como: perturbação e observação, condutância incremental, capacitância parasita, tensão constante, redes neurais e lógica fuzzy. Nestes casos, o controle do MPP é realizado por dispositivos seguidores do ponto de máxima potência, comumente chamados de MPPT (Maximum Power Point Tracker). Esta pesquisa tem como objetivo implementar um sistema de controle que faça a regulação da impedância da carga do painel fotovoltaico para que ele trabalhe sempre no ponto de máxima potência. Os resultados práticos serão então comparados com os resultados obtidos com as simulações realizadas com o auxílio do software Simulink / Matlab ® de forma a comprovar a eficiência deste método de controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.