Por dentro da reforma: um estudo sobre práticas inovadoras do sistema de justiça brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2361Palavras-chave:
Poder Judiciário, Prêmio Innovare, práticas inovadorasResumo
O Judiciário está em transformação. Para o profissional do Direito, é fundamental compreender essas mudanças: hoje fala-se mais sobre as instituições judiciais do que no passado, discute-se mais sobre seus problemas e suas formas de produzir soluções. Na mesma medida em que recebe mais atenções da mídia, da academia, da população em geral -, o sistema de justiça se abre, absorvendo estas contribuições e construindo o que podemos chamar de novas arquiteturas judiciais, novas formas de preparar e entregar jurisdição. Uma mostra deste movimento é o Prêmio Innovare, uma iniciativa que desde 2004 localiza e premia práticas inovadoras do sistema de justiça. Este prêmio mantém em seu site um banco de dados de experiências desenvolvidas em todo o país por atores do sistema judicial, além de ter publicado um livro com os premiados e finalistas de suas quatro primeiras edições. Há, portanto, um cenário muito rico a ser explorado, que pode de um lado possibilitar uma compreensão mais apurada sobre os diferentes órgãos do sistema de justiça; e de outro, pode abrir caminho para uma postura mais ativa do profissional do direito, conhecendo as instituições por dentro e estabelecendo uma agenda de intervenções positivas, perseguindo o objetivo de estruturar novas propostas para antigos problemas dos órgãos ligados ao Poder Judiciário. Esta análise pode ser estendida: é possível realizar o mesmo exercício com as duas edições mais recentes (sexta e sétima), constituindo assim uma rede ampla de possibilidades para a resolução de problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.