O preparo de acadêmicos de enfermagem frente ao processo da morte e o morrer
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2359Palavras-chave:
enfermagem, ensino de enfermagem, morte, morrerResumo
Este estudo tem como objeto a percepção de acadêmicos de enfermagem acerca do preparo da academia sobre o processo da morte e o morrer. Como objetivos: Analisar o discurso de acadêmicos de enfermagem acerca do entendimento do processo da morte e o morrer; descrever as dificuldades que acadêmicos de enfermagem apontam diante da possibilidade ou da concretude do processo doença-morte no cenário hospitalar; investigar o preparo de acadêmicos de enfermagem frente ao processo da morte e do morrer no convívio hospitalar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, que foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no município de Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta acadêmicos de enfermagem do 8º período da turma 2010 do turno noturno. A pesquisa possibilitou perceber que um grande número dos acadêmicos de enfermagem possui opiniões com mesmo sentido, usando apenas expressões diferentes no que se refere à morte e ao morrer. Constatou-se que acadêmicos apresentam dificuldades em lidar com sentimentos que aparecem no envolvimento com os pacientes quando vão a óbito e ao transmitir a notícia do óbito a familiares dos pacientes assistidos. Atribui-se a isso a turbulência de sentimentos que os envolve esse momento como também ao despreparo emocional e psicológico de acadêmicos pela falta de vivência e oportunidades durante o curso nesse aspecto. Os achados possibilitaram ainda perceber que acadêmicos não estão preparados para vivenciar o processo da morte e do morrer, devido à insuficiência de oportunidades para reflexão e discussão sobre tema na academia, evidenciado pelas poucas disciplinas citadas quando se é questionado acerca das disciplinas cursadas relacionadas ao tema morte. O estudo contribuirá para a elaboração de conteúdos programáticos destinados a organização de uma nova disciplina ou complementação de outras que contemplem o tema da morte e do morrer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.