Grupo de estudos em tecnologias de informação e comunicação em educação médica: análise de uma experiência extracurricular
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2336Palavras-chave:
educação médica, atividades científicas e tecnológicas, estudantes de medicinaResumo
A formação médica é um processo complexo e se deve às interações de ensino-aprendizagem de conteúdos e habilidades adquiridas no decorrer do curso. As atividades extracurriculares apresentam-se com a finalidade de complementar a formação acadêmica, buscando aprimorar as competências dos domínios cognitivos, interpessoais, humanitários e científicos. A disseminação de conteúdo médico através dos avanços tecnológicos permite diferentes abordagens das temáticas estudadas, libertando os alunos da relação exclusiva professor/sala de aula. Para situar esse novo contexto foi criado o Grupo de Estudos em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação Médica (GETICMED) com a intenção de permitir o compartilhamento de experiências, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a reflexão sobre a compreensão de linguagem técnica abordando as novas tecnologias digitais, as novas formas de pensar e agir e as mudanças no acesso e no processamento de informações aplicados à área médica, adequando o grupo para lidar com o crescente uso da chamada Medicina 2.0. O GETICMED consolidou-se em abril de 2011, valendo-se de ponto de partida para a discussão e fundamentação teórica de projetos de iniciação científica, além de articular entre conteúdos e práticas como alunos e professores interagem e desenvolvem recursos colaborativos aplicáveis ao ensino médico. O grupo utiliza-se de reuniões semanais para discussão de um tema previamente selecionado, embasado em artigos científicos com subsequente discussão do assunto numa visão interdisciplinar, uma vez que profissionais de outras áreas do conhecimento são convidados a participar. Cinco projetos de iniciação científica foram propostos, sendo três deles já concluídos e cinco artigos científicos atualmente em fase de elaboração, além de outros trabalhos técnico-científicos, como, o desenvolvimento de materiais didáticos multimidiáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.