Desafios da medicina 2.0: uma análise do modelo wiki de construção coletiva do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2305Palavras-chave:
disseminação de informação, conhecimento, educação médicaResumo
A ferramenta Wiki de construção coletiva do conhecimento ampliou sua utilização, acessibilidade e promoção de informações através das inovações tecnológicas acrescidas a este recurso de comunicação, principalmente com o advento da Internet. Esta ferramenta é utilizada em várias áreas de conhecimento apresentando índices de produção científica e circulação de informações relevantes. Observa-se, na área médica, um aumento considerável de sítios de compartilhamento de informações que se utilizam da ferramenta Wiki, sendo a Wikipedia um exemplo notório. Entretanto, esta apresenta algumas críticas entre os estudiosos em relação à fidedignidade de seu conteúdo, uma vez que é construída principalmente pelo público leigo. O presente trabalho teve por objetivo analisar a veracidade do conteúdo disposto pela ferramenta supramencionada. Para tal, dez termos correlacionados com áreas médicas tiveram suas páginas periodicamente monitoradas, através de seus históricos, em três idiomas distintos (português, inglês e espanhol), sendo este pré-requisito para seleção das páginas a serem monitoradas. Constatou-se que há diferenças significativas entre as páginas de diferentes línguas, principalmente no campo das referências bibliográficas, o que pode determinar maior credibilidade às informações descritas. O modelo Wiki, a partir de sua construção compartilhada na Internet, permite revisão e atualização constante na área da saúde, além de viabilizar, entre profissionais da área, a troca e discussão de informações e dados técnicos sobre métodos diagnósticos e terapêuticos, beneficiando principalmente os pacientes.
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