Declaração de nascidos vivos no município de Volta Redonda, RJ: perfil da gestante adolescente
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2302Palavras-chave:
declaração de nascidos vivos, gestante adolescenteResumo
A gravidez na adolescência representa um problema de saúde pública, uma vez que acomete a classe social menos favorecida e com menor grau de escolaridade, sendo muitas vezes não planejada. O trabalho objetiva analisar a gestação na adolescência como fator de risco para baixo peso ao nascer, os anos de escolaridade da gestante e também observar a via de parto e a instituição de nascimento (pública ou particular). É um estudo transversal onde foram analisados 307 Declarações de Nascidos Vivos (DNV) do ano de 2010. Foram incluídas no estudo as adolescentes grávidas, consideradas aquelas com idade entre 10 e 20 anos incompletos (critério da OMS) da área adscrita da Estratégia Saúde da Família do município de Volta Redonda, RJ. Os resultados indicaram que 2,77% dos nascidos de mães adolescentes apresentaram peso abaixo de 2500 gramas; 72,22% dos partos ocorreram em instituições públicas, dentre estes 53,84% foram parto vaginal, já os ocorridos em hospitais particulares que representam 27,7% da amostra, 100% foram por parto cesáreo. Quanto à escolaridade 5,55% das gestantes adolescentes tiveram de 1 a 3 anos de estudo concluídos; 30,56% de 4 a 7 anos; 50% de 8 a 11 anos; 11,11% estudaram 12 anos ou mais e apenas 2,78% não souberam informar. Como observado na literatura, a maternidade precoce tem sido identificada como fator de afastamento dos estudos, risco para o baixo peso ao nascer e contribuição para o aumento de parto cesáreo, resultados confirmados na análise dos dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.