Convergência midiática, cultura participativa e novas estratégias de marketing cultural: um estudo de caso da promoção do filme 'Faroeste caboclo'
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2300Palavras-chave:
cultura participativa, marketing cultural, novas tecnologias da comunicaçãoResumo
Durante os 6 últimos meses foram analisadas as ações de divulgação do filme 'Faroeste Caboclo' que compõem uma estratégia diretamente articulada com as dinâmicas específicas do contexto da cultura participativa, sobretudo pela natureza transmidiática que passa a fazer parte do produto filme (JENKINS, 2008). A pesquisa foi realizada durante todo o momento de produção de 'Faroeste Caboclo', que estreará apenas em 2012, a partir da observação dos impactos causados pelas estratégias no site oficial de divulgação da película junto ao seu público, espraiando-se para os sites de redes sociais nos quais possui conta. O objetivo foi o de estudar as diferenças entre as novas formas de promoção a partir desse estudo de caso, bem como os seus poderes de mobilização também diferenciados, para pensar o que essa espécie de estratégia permite agregar de valor ao produto, através de uma pesquisa de cunho analítico reflexiva, mas calcada também no levantamento de dados quantitativos sobre o impacto de cada uma das ações. Em relação às novas formas de promoção, percebeu-se uma forte sintonia entre as diversas ações com as dinâmicas características da cultura participativa levantadas por Jenkins. Além disso, através do nível de participação dos internautas nessas ações e do seu alto índice de impacto em matérias jornalísticas abordando o filme, concluiu-se que o estudo de caso em questão traz fortes indicativos da produtividade de tais ações para o campo da publicidade e do marketing no contexto atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.