Aplicabilidade de escória de aciaria no processo de fabricação de blocos prensados utilizados em pavimentações
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2275Palavras-chave:
escória de aciaria, blocos intertravados, calçamentoResumo
Com o aumento na demanda de recursos que aproveitem resíduos industriais, torna-se necessário a adoção de estratégias de desenvolvimento com alternativas tecnológicas para reduzir os impactos ao meio-ambiente, preservando os recursos naturais, sem comprometer o crescimento da atividade econômica industrial. Visando aumentar sua competitividade além de adequar-se as legislações ambientais a indústria siderúrgica tem desenvolvido diversos processos para aproveitar seus resíduos tratando-os como sub-produtos, adquirindo valor comercial. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma alternativa para aproveitamento da escória de aciaria na construção civil, tendo como base estudos e testes que comprovem da forma mais eficaz possível, a transformação do resíduo em blocos intretravados para calçamento de ruas. Tendo conhecimento de que a escória-cimento já é usada empiricamente na contenção de encostas, vem então a ideia da adaptação desta mistura na prensagem de blocos intertravados. Os testes mecânicos estão em fase inicial e comprovarão a eficácia ou não do material, quanto a resistência, como substituto integral da brita e da areia na composição dos blocos utilizados em pavimentação de ruas e calçadas. Salienta-se o apoio primordial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na confecção e disponibilização dos blocos intertravados para os testes comprobatórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.