Análise de vídeos de cardiologia no Youtube®
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2268Palavras-chave:
educação médica, estudantes de Medicina, cardiologiaResumo
A utilização de vídeos como complementação à construção do conhecimento médico se deu de maneira exponencial nos últimos anos, sobretudo com o advento da ferramenta YouTube®, fundada em 2005. Entretanto, não há como garantir a veracidade dos dados veiculados uma vez que o site não dispõe de equipe qualificada, podendo comprometer sua aplicabilidade em nível acadêmico. O objetivo deste estudo ainda em andamento é elaborar escala de pontuação, com critérios ainda a definir, e avaliar, no portal de compartilhamento de vídeos YouTube® (http://www.youtube.com), vídeos que poderão ser utilizados como apoio didático para o ensino de Cardiologia, podendo expandir para outras áreas de Medicina. Posteriormente será criado um website contendo os vídeos e as respectivas pontuações atribuídas segundo os critérios da escala. Inicialmente, foram buscados vídeos com as palavras-chave: insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão arterial. Dos 1152 vídeos encontrados apenas 5,29% possuíam cunho acadêmico. Destes, 68,86% eram em português, 26,23% em espanhol, 3,27% em inglês e 1,67% em italiano. 39,34% dos vídeos tinham até 5 minutos de duração; 44,26% tinham entre 5 e 10 minutos de duração e 16,39% ultrapassaram o tempo de 10 minutos de duração. A avaliação ainda não foi concluída devido à necessidade de se estabelecer os critérios para analisar a confiabilidade e a procedência dos vídeos por não se tratar de um website voltado exclusivamente à comunidade científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.