A química no rótulo dos alimentos: decifrando termos técnicos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2257Palavras-chave:
rotulagem de alimentos, química, nutriçãoResumo
A legislação brasileira define rótulo como toda inscrição, legenda ou imagem, ou toda matéria descritiva ou gráfica, estampada ou colada sobre a embalagem. O rótulo destina-se a identificar a origem, a composição e as características de um produto. Do ponto vista alimentar tem importância fundamental para a saúde pública. A rotulagem dos alimentos é uma forma de comunicação entre o produto e o consumidor, porém os termos técnicos utilizados nos rótulos nem sempre permitem essa interação. No presente estudo foram pesquisados em supermercados e em sites de fabricantes de produtos alimentícios 68 rótulos dos alimentos mais consumidos pela população, do mês de maio de 2011 até o mês de julho de 2011, sendo que 20 desses alimentos são classificados como light ou diet. Foi pesquisado a legislação vigente referente a rotulagem de alimentos de acordo com a ANVISA e posteriormente foi feita a análise de cada rótulo elaborando uma explicação dos termos encontrados nos produtos de estudo. Essa pesquisa ainda não foi concluída e tem como finalidade elaborar uma cartilha explicativa dos termos técnicos utilizados na rotulagem, disponibilizando essas informações ao público consumidor para minimizar as dúvidas e enganos na hora da compra dos produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.