A Educação Física e a formação de valores: o caso do basquetebol
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2251Palavras-chave:
basquetebol, desenvolvimento, valoresResumo
Nos dias atuais, as crianças que almejam praticar alguma modalidade esportiva, a fim de atingirem seus objetivos, sofrem influência de inúmeros fatores, como por exemplo, os sociais, genéticos e os ambientais, em decorrência do contexto sociocultural onde estão inseridos. Muitos autores defendem a importância do esporte como instrumento que possibilita à criança assimilar valores que, nos tempos atuais, equivocadamente muitos os julgam como ultrapassados. O presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de ensino-aprendizagem do Basquetebol como um agente promotor do desenvolvimento global da criança, além de identificar o conjunto de diretrizes e estratégias que orientam as aulas voltadas para o ensino do Basquetebol. Para tal, analisamos os possíveis benefícios que o ensino do Basquetebol pode proporcionar ao processo de desenvolvimento do indivíduo. Esta pesquisa bibliográfica descritiva, de cunho qualitativo, será desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão, dentre eles Beresford (1999), Weiss; Possamai (2008), Tani (2006) e Paes (1992). Posteriormente, as mesmas serão analisadas e interpretadas a partir do enfoque estabelecido. Acerca da vivência relacionada ao Basquetebol, entende-se que a sua prática possa estar presente na formação geral do indivíduo, principalmente no ambiente não-formal, que representa um dos espaços de grande relevância neste processo.
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