Utilização da água de forma consciente e sustentável
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2244Palavras-chave:
reuso, educação ambiental, sustentabilidadeResumo
A cada dia a população do Planeta vem sofrendo com a escassez de água de qualidade, porém, acredita que sua recuperação é proveniente do seu ciclo natural. Na prática, não se observa que inúmeros fatores provenientes da atividade humana interferem nesse ciclo. Nós brasileiros somos privilegiados por determos aproximadamente 13% do volume de água doce do Planeta. Daí criou-se uma interpretação de inesgotabilidade, algo adverso aos princípios e conceitos de sustentabilidade, não havendo sequer preocupação com sua escassez. O fato de a água apresentar a característica de ser algo gratuito disponibilizado pela natureza colaborou para uma atitude por parte da população sem comprometimento com a proteção, preservação e a manutenção do equilíbrio ecológico. Trata-se de um elemento essencial e indispensável à vida na Terra, sendo extremamente necessário adotar mudanças na forma de pensar da população no que diz respeito ao seu uso, buscando enfatizar a adoção de critérios e práticas que possam promover e garantir sua existência para a atual e as futuras gerações. Como seres humanos, é possível tornarmo-nos conscientes, agindo e utilizando este recurso de maneira responsável, principalmente com pequenas rotinas, como evitar torneiras abertas sem necessidade, não utilizar mangueiras para lavar calçadas e quintais, identificar e conter vazamentos, descartar o lixo em local apropriado e, principalmente, intensificar ao máximo sua reutilização. Tratando-se da matéria mais básica e necessária, referimo-nos ao bem mais valioso à saúde do Planeta para o qual não existe substituto. Tratando-se este projeto de uma dissertação em um Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, seus objetivos são: realizar um levantamento sobre quais práticas de reaproveitamento de água são empregadas em escolas do ensino fundamental e médio do Município de Volta Redonda, compreender de que forma esses conceitos são trabalhados e como são internalizados pelos estudantes dessas escolas, assim como elaborar uma cartilha educativa sobre reaproveitamento e reutilização de água a ser veiculada nas escolas.
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