Neurociência cognitiva e funções mentais superiores: contribuições para a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2225Palavras-chave:
neurociência, cognição, aprendizagem, socializaçãoResumo
O presente estudo pretende centrar a discussão no debate acerca da neurociência cognitiva e dos processos mentais superiores, bem como da elaboração funcional pelo cérebro humano, possibilitando a aprendizagem, a linguagem e o comportamento, amplamente estudados por Vigotskii (2006). O referido campo do saber muito tem colaborado para a compreensão dos processos de aprendizagem e do debate acerca do desenvolvimento cognitivo do ser humano. Ainda é relevante mencionar que a investigação sobre o funcionamento cerebral, através da neurociência cognitiva, tem encontrado avanços nas últimas duas décadas, e revelações das especificidades, funcionalidade e dinamismo encefálico. Assim, o presente artigo tem como objetivo discutir a neurociência cognitiva e sua relação com a aprendizagem, bem como os processos de cognição e estruturas funcionais envolvidas, sobretudo nas funções mentais superiores ou “funções psicológicas superiores” (LURIA, 2006, p.25) ratificando a complexidade e dinamismo cerebral. Na intenção de atingir o objetivo proposto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica “a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores” (SEVERINO, 2007, p.122), no qual o levantamento bibliográfico refere-se as citações de alguns autores que Desenvolveram estudos similares à esta temática, portanto, convidamos à reflexão destas. Desta forma, a natureza metodológica deste artigo é o estudo de revisão bibliográfica “a partir de referências teóricas publicadas em documentos” (CERVO; BERVIAN, 2002, p.65), com uma abordagem descritiva, discutindo os fundamentos neurocientíficos cognitivos envolvidos com as funções superiores do cérebro localizados em áreas ou zonas distintas, investigadas por Luria (2006) em pesquisas neuroanatomofisiológicas e sócioculturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.