Fotossíntese e respiração celular por meio de um quebra-cabeça
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2220Palavras-chave:
fotossíntese, quebra-cabeça, respiração celular aeróbicaResumo
O produto desenvolvido trabalha com a representação de dois processos metabólicos essenciais à sobrevivência da maioria dos seres vivos: a fotossíntese e a respiração celular aeróbica. Por experiência profissional como professor regente em sala de aula, constatam-se dificuldades para seu entendimento, por serem dois conceitos que exigem um nível alto de abstração e de um suporte de conceitos científicos prévios. Para auxiliar a apreensão do conceito pelo aluno, o produto é um quebra-cabeça destes dois processos químicos utilizando-se de recursos de baixo custo: um texto introdutor, lápis de cor, cartões coloridos nas mesmas cores que os lápis – correspondem a cada substância ou fator envolvidos nos dois processos –, cola e uma folha A4. Os alunos são convidados à leitura e, destacam-se, por meio de cores as substâncias envolvidas em cada processo, obedecendo a seguinte regra: a mesma cor para a mesma substância. De posse dos cartões coloridos, os alunos escrevem as substâncias ou os fatores correspondentes. Por exemplos, se azul-claro ficou determinado para a “água”, escreve-se a palavra no cartão azul-claro, se é verde para “clorofila”, identifica-se o cartão verde com esse nome e assim sucessivamente. Com os cartões todos identificados, os jogadores-alunos podem montar o quebra-cabeça, que são as equações químicas dos dois processos, um embaixo do outro na folha branca A4, posição paisagem. Se quiserem, podem colar e, como produto final, eles têm os dois processos representados, de forma lúdica, esteticamente organizados e coloridos. O professor auxilia a apreensão dos conteúdos por meio do diálogo e as inferências observadas por cada aluno, por meio da problematização e da comparação. A vantagem desse quebra-cabeça é que pode ser utilizado desde as aulas de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental até as de Biologia do Ensino Médio, em diversos momentos, como a comparação dos gases oxigênio e dióxido de carbono na atmosfera, a comparação entre organismos autótrofos e heterótrofos, o metabolismo energético e a escrita dos processos biológicos em equações químicas, entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.