Estudo da viabilidade de uma proteção capaz de interagir o medidor portátil de glicose e seus acessórios
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2218Palavras-chave:
acessórios, crianças, capas de proteção, diabetes, medidor de glicoseResumo
O medidor de glicose, em geral dispõe de capa, já fornecida com o equipamento, ou estojo para assegurar a o transporte, contudo as capas não atendem adequadamente a função a qual se destinam. O objeto com a capa assume uma dimensão significativamente maior, comparado quando está sem a capa, além disso, pela característica do material empregado, torna-se sujo pelo constante manuseio, exigindo a lavagem do material. Considerando que os pacientes, em especial os mais jovens, já se sentem, de alguma forma, diferentes pela demanda do uso constante do medidor de glicose, o aspecto estético torna-se importante, podendo até mesmo ser considerado um elemento motivador para uso sem constrangimentos do medidor de glicose. Este estudo pretende desenvolver uma proteção capaz de integrar o medidor de glicose e seus acessórios, considerando todas as requisições consideradas importantes pelos seus usuários, que neste caso serão as crianças, identificadas como tal pelo Estatuto da Criança e do Adolescente no Art. 2º que considera ser criança a pessoa até doze anos de idade incompletos. A inovação da capa de proteção para o aparelho surgiu, a partir da percepção apontada por profissionais da área de saúde que atendem pacientes diabéticos. A Dra. Raquel Barbosa Lima Schwab, especialista em Endocrinologia diz que “[...] muitas das crianças que atendo tem certa resistência ao uso do medidor de glicose, pois o consideram um incômodo. ” A partir deste ponto de vista entende-se ser possível que haja um grande número de pessoas, consideradas crianças, que têm dificuldades relacionadas ao transporte e manuseio do medidor de glicose, por não se sentirem confortáveis com o equipamento. Deste modo, o presente estudo propõe conhecer as demandas dos usuários infantis diabéticos em relação ao uso do equipamento e propor um sistema que qualifique o produto de acordo com os interesses de seus usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.