Utilização de proteção cerâmica fabricada a partir de um sistema Sio2(62-68) e Mgo+Cao (29-39) para fechamento de furo de corrida de ferro gusa em altos fornos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2192Palavras-chave:
alto forno, proteção cerâmica, máquina de tamponarResumo
O fechamento do furo de corrida em altos fornos é uma tarefa onde há intensa exposição da parte frontal metálica da máquina de tamponamento com o material fundido a uma temperatura de 1500°c. Evitar a queima dessa parte frontal é garantia de não haver vários problemas operacionais com o alto forno como diminuição da produtividade, necessidade de troca da parte frontal da máquina de tamponar, furo de corrida irregular, necessidade de reparo refratário na região de contato entre a parte metálica da máquina de tamponar furo de corrida e o alto forno, essas anomalias são evitadas exclusivamente com o uso da proteção cerâmica, pois a mesma evita a queima da parte frontal da máquina de tamponar. Porém a utilização constante dessa proteção traz danos à saúde do usuário, pois elas possuem em sua composição determinados percentuais de Al2O3 que proporcionam toxidade proveniente a absorção pelos pulmões das fibras de alumina que se apresentam em morfologia alongada e fina. O presente trabalho foi baseado na substituição do composto Al2O3 por SiO2 eliminando a possibilidade de toxidade por fibras. A verificação da probabilidade de êxito na substituição desses dois compostos foi feita através do estudo de seus diagramas de fase e os testes de eficiência foram realizados em regime de teste de campo e nas 5 amostras testadas não houve incidências de queima da parte metálica. Para aumentar a abrangência desse trabalho sugiro aos meios acadêmicos e pesquisa que pesquisem a possibilidade de substituição em outros materiais refratários como forma de preservar a saúde das pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.