Um estudo de caso para verificação de referenciais de condução de projetos da indústria automobilística apoiadas em software
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2190Palavras-chave:
indústria automobilística, projetos, verificação de referenciaisResumo
O segmento da indústria automobilística no Brasil é hoje o quinto maior mercado mundial do ramo. Com isso, várias empresas estão se instalando no país para se inserir no mercado, gerando concorrências acirradas. O objetivo principal da indústria automobilística baseia-se no aumento da qualidade dos projetos de construção e montagem de veículos e motores, a fim de alavancá-la no mercado e propiciar o crescimento perante aos concorrentes no lançamento dos novos veículos. Para produzir com maior qualidade e conquistar a preferência dos clientes, as empresas precisam de indicadores gráficos sobre a evolução de suas áreas e de seus projetos, que na maioria das vezes, são construídos sem uma padronização, gerando problemas de não conformidade nas informações. Esses aspectos são muito comuns neste tipo de segmento industrial. Os projetos de montagem e construção de veículos possuem várias áreas de interseção como qualidade, planejamento e custos. Cada área possui um responsável que verifica os referenciais do projeto, gerando informações para a diretoria geral e garantindo a aplicação de suas instruções. De acordo com as características específicas de cada projeto, o responsável verifica quais os referenciais podem ser utilizados para resolver os problemas. Para padronizar e controlar a aplicação destes referenciais foi desenvolvido um software que facilita o trabalho dos responsáveis pelas áreas e gera indicadores automáticos. Desta forma, o acompanhamento e as decisões dos projetos são apoiados em indicadores corretos e confiáveis tornando o trabalho mais ágil, padronizado e confiável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.