Syscoach: uma proposta de software para apoiar a gestão dos clubes de futebol
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2186Palavras-chave:
futebol, atletas, tomadas de decisão, clubes, estatísticasResumo
No atual cenário futebolístico, há uma grande gama de clubes de futebol que investem em um grupo de atletas que não correspondem as expectativas técnicas e financeiras esperadas. Os desempenhos técnicos e físicos precisam ser monitorados com o uso da tecnologia para servir de apoio aos gestores a fim de avaliar os riscos das contratações, apoiar as decisões de táticas dos jogos e administrar de maneira eficaz o departamento de futebol dos clubes. Porém, em boa parte dos clubes nacionais, a gestão das atividades esportivas é realizada isoladamente por um funcionário do departamento de futebol através de planilhas eletrônicas, sem avaliar todo o contexto e acompanhamento do atleta. Desta maneira, existe o reflexo imediato em toda a cadeia produtiva do futebol que necessita modernizar suas práticas de gestão e governança. Para isso, desenvolveu-se um protótipo de um software denominado SYSCOACH com capacidade de gerir informações estatísticas voltadas tanto para a tática de formações dos times de futebol, administração contratual e acompanhamento do desempenho técnico e físico dos atletas através de dados coletados nos jogos, nos treinamentos, nas contratações e departamento médico. Com o cruzamento destas informações acredita-se que os gestores de futebol serão capazes de comparar o desempenho dos atletas, definir o melhor jogador de cada posição, verificar a evolução técnica e física dos atletas e analisar o retorno dos investimentos realizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.