Skorpion – kit para transformação de motocicletas em triciclos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2180Palavras-chave:
Design de produto, motocicleta, triciclo, cabineResumo
O acelerado crescimento dos grandes centros urbanos está causando cada vez mais problemas à mobilidade do ser humano. O trânsito de pessoas e veículos cresce desordenadamente, criando assim grandes dificuldades para população mundial se locomover com rapidez e eficácia. Tornando assim um trajeto curto em uma dificultosa e cansativa tarefa. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um kit para transformação de motocicletas com motor de baixa cilindrada em um triciclo totalmente fechado, sendo adaptada uma cabine que isola o meio externo do interno. Esse conceito tem como prioridade unir a comodidade de veículos fechados, como os carros, com a eficácia de veículos leves e de pequeno porte. Duas rodas dianteiras são fixadas na estrutura totalmente original do veículo, no entanto, sem perder a inclinação lateral e movimentos de direção que uma motocicleta necessita para suas manobras. Assim toda a estabilidade e segurança são mantidas ou até melhoradas. O veículo desenvolvido gera o conforto necessário para duas pessoas, usufruindo de um ambiente fechado, que gera proteção das intempéries do meio externo. Os ocupantes seguem exatamente as posições em que ficariam em uma motocicleta original, sem gerar, portanto, inclinações e posições desnecessárias. O que levaria a situações desconfortantes e cansativas. O resultado final do projeto se resume em um triciclo com conforto e comodidade, aliado a redução de consumo de combustível, baixo custo de manutenção e grande facilidade de locomoção em ambientes de fluxo intenso de veículos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.