Sistema de transporte de alimentos e produtos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2178Palavras-chave:
design, produtos, transporte, sustentabilidadeResumo
A observação da natureza realizada de uma maneira despretensiosa e livre, porém atenta a sua relação de funções, é uma excelente fonte de pesquisa no processo de desenvolvimento de um produto. Pensando nessas características, definiu-se como referência visual e conceitual o “ninho”, um sistema simples, com funções bem definidas, como todas as coisas na natureza. O projeto desenvolveu-se tendo como base essas diretrizes, buscando formas orgânicas para funções práticas de integridade do produto transportado e simbólicas emocionais (ninho/acolhimento, ovo/proteção), sem esquecer do problema do menor impacto ambiental e eficiência na interface (produto/usuário) com levantamento, análise e adequação aos percentis ergonômicos. Numa visão abrangente do que é ser sustentável, verifica-se que além de procurar causar menor impacto ambiental com produtos inteligentes e eficientes, deve-se considerar a tríade (reduzir, reciclar e reutilizar). Sob essa orientação constatou-se que o Brasil é um dos maiores desperdiçadores de alimentos do mundo e uma opção de transporte que não cause danos a sua integridade física é bastante relevante na redução do desperdício. Outro aspecto também importante é a reciclagem ou reutilização de materiais excedentes do processo industrial, nesse caso, o alumínio, material base da proposta. Fecha esse ciclo, o reuso do sistema e a possibilidade de ser novamente reciclado. A proibição de um sistema sujo (sacolas plásticas), sem oferecer uma opção viável, se torna infrutífera no processo de reeducação da população. Analisando os fatos, a proposta de um Sistema de Transporte de Produtos se apresenta como uma excelente opção para a lei de proibição do uso de sacolas plásticas no transporte de alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.