Realidade aumentada: tecnologia para o mercado imobiliário em um mundo virtual e real
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2167Palavras-chave:
realidade aumentada (RA), QRcode, mercado imobiliárioResumo
A tecnologia de Realidade Aumentada permite a ocorrência que impactou no relacionamento das pessoas, por meio de novas formas de realizar a visualização, a comunicação e interação com pessoas e informações. A arte das aplicações de RA a diversos contextos (medicina, montagem e manutenção de maquinaria complexa, registro e visualização de zonas), com especial destaque para a questão da realidade aumentada aplicada ao ramo imobiliário e suas vertentes. A realidade aumentada consiste em adicionar informações digitais no ambiente real. A imagem virtual se sobrepõe com elementos 3D animados, desta forma, as páginas do catálogo podem subitamente ganhar vida com elementos que saem das suas páginas. A elaboração da Realidade Aumentada para Negócios Imobiliários utilizou-se do aplicativo SACRA. As aplicações de Realidade Aumentada utilizam um marcador para posicionar e orientar os elementos virtuais no mundo real, tornando-se um meio de interação do usuário com a aplicação. As distorções são evitadas com os parâmetros de câmera. Após a criação do arquivo (casa.dat), o código do arquivo vrml data (patern 2) sofre alterações. A linha do código “Data/casa” indica ao marcador casa.dat do diretório e a captura imediata de webcam para ilustrar a imagem 3D. As aplicações de Realidade Aumentada utilizam um marcador para posicionar e orientar os elementos virtuais no mundo real, e se configura em um meio de interação do usuário com a aplicação. Esses marcadores reconhecidos pelo ARToolKit, consistem em figuras geométricas quadradas, que no seu interior contém símbolos para sua melhor identificação. Após, o marcador é colocado na frente da webcam para cadastrá-lo no aplicativo. Em tempos de difusão da ideia de sustentabilidade ambiental, deixar de utilizar panfletos, publicar em jornais, fabricar maquetes é uma possibilidade que a RA traz para consolidar tal ideia. Basta observar as revistas e jornais de grande circulação que têm estimulado a utilização da RA como complemento da publicidade clássica.
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