Proposta de redesign de caiaque para a escola municipal de remo de Volta Redonda-RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2163Palavras-chave:
redesign, caiaque, escola de remo de Volta RedondaResumo
Este trabalho apresenta a proposta de redesign de um caiaque desenvolvido especificamente para a cidade de Volta Redonda. O município oferece aulas gratuitas de remo que acontecem no Parque Aquático da Ilha São João. Esse redesign propõe um novo caiaque, que sugere o uso de compósitos poliméricos reforçados com fibras de côco que oferecem propriedades melhores ou comparáveis com muitos materiais convencionais. Essas fibras são superiores ambientalmente comparados às fibras sintéticas, especialmente à fibra de vidro. Neste trabalho utilizou-se da semiótica para aplicar o símbolo que dá nome à cidade: a volta do rio Paraíba do Sul. Esse símbolo foi aplicado na parte superior frontal (proa) servindo também como proteção para que não entre água no cockpit do caiaque. Além da semiótica, a cor é um elemento essencial do design capaz de gerar reações associativas. A aplicação do amarelo gera sensação de movimento, ação; é uma cor brilhante e alegre que lembra as estações mais quentes do ano. O azul – usado no símbolo e no fundo do caiaque – remete a água, à cor do céu. (AMBROSE, G.; HARRIS, P., 2009). O uso destas duas cores tem ligação direta com o esporte, principalmente para esse projeto, em que sua prática se dá em ambiente aquático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.