Modelo para otimização do processo de análise criminal de uma organização policial militar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2154Palavras-chave:
gerenciamento, decisão, criminal, inteligência, estratégiaResumo
Atualmente na Organização Policial Militar da Região Sul Fluminense os dados a serem analisados são recebidos semanalmente através de uma planilha Excel gerados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP). A partir desses dados, se inicia o trabalho de separação dos mesmos, para só depois ter condições de aplicar as técnicas de análise de dados que possibilitam identificar manchas criminais existentes. O trabalho minucioso ocasiona alta demanda de tempo e possíveis inconsistências nas informações geradas, devido à falta de uma padronização na execução do trabalho de análise e estatística dos dados, ficando à responsabilidade da criação dos procedimentos a cargo de cada profissional analista, fator este que acarreta diversos problemas administrativos. O processo de análise criminal de Policiamento de Área é realizado sem o auxílio de um software, o que acarreta demora na tomada de decisão. O software proposto possibilita informações precisas e eficazes para que se tomem decisões de acordo com a necessidade de cada área geográfica. Para o seu desenvolvimento, realizou-se um estudo norteado nos pilares da inteligência policial voltada para análise criminal e uso de metodologias estatísticas aplicadas no tratamento das informações, além das diretrizes propostas pelo ISP para se chegar a possível viabilidade quanto a implementação de uma ferramenta capaz de auxiliar diretamente a Polícia Militar no que tange a tomada de decisão, gerenciamento e monitoramento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.