Influência dos aditivos nas propriedades físicas e mecânicas de cerâmicas a Base de Si3N4
Palavras-chave:
materiais cerâmicos, propriedades mecânicas, aditivos, densidade relativaResumo
Os materiais cerâmicos têm sido apresentados como material promissor para as mais diversas aplicações apresentando alto índice de alavancagem. Entre os materiais cerâmicos, destaque para as cerâmicas a base de Si3N4 que tem sido utilizada nos mais diversos segmentos da engenharia em função de sua resistência ao desgaste, dureza, leveza, inércia química, resistência mecânica a altas temperaturas, etc. Essas cerâmicas apresentam alto custo em função de sua importação, e dificuldades de fabricação em função de seu caráter covalente. Esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de composições e sinterizações de cerâmicas a base de Si3N4 utilizando como aditivos AlN–CeO2. As composições das cerâmicas foram obtidas através da pesagem e mistura de pós na proporção de 78% de Si3N4-14,40% de AlN e 7,60% de CeO2 e 78% de Si3N4-10,40% de AlN e 11,60% de CeO2 utilizando partículas com variação granulométrica de partida de 0,48 a 0,72 μm. Em seguida as misturas foram homogeneizadas via úmido utilizando álcool etílico por 6h, seguido de secagem em estufa a 100 oC, e posterior peneiramento. As amostras foram prensadas uniaxialmente e isostáticamente e submetidas a sinterização na temperatura de 1850 oC, com patamar de 1h e taxa de aquecimento de 20 oC/min. Após sinterização as cerâmicas caracterizadas quanto a densidade relativa pelo princípio de Archimedes, difração de raios-X, e as propriedades mecânicas foi determinada utilizando o método de endentação Vickers. Os resultados mostraram que com o aumento do CeO2 as cerâmicas apresentaram redução nas propriedades mecânicas, diminuição de densidade relativa e aumento na perda de massa. Entretanto isso pode ser em função de possíveis volatilização do CeO2 durante a sinterização. Como conclusão observou-se que o CeO2 apresenta potencial como aditivos na sinterização de cerâmicas a base de Si3N4, porem a quantidade deve ser controlada. Porem estudos posteriores devem consolidar estas observações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.