Estudo da viabilidade econômica de utilização de hidratos como fontes alternativas de energia
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2140Palavras-chave:
hidrato, metano, energia, viabilidadeResumo
O hidrato é um composto formado por moléculas gasosas, sendo o mais frequentemente encontrado, o metano, encapsulado em uma estrutura de água congelada. Ao comparar com os demais combustíveis fósseis, o hidrato de gás representa o maior recurso energético do planeta e produz mais energia gerando menos CO2. O gás tende a se formar em locais com quantidades suficientes de água e metano devido à baixa temperatura e elevada pressão. As reservas de hidrato ocorrem principalmente no fundo dos oceanos, sua formação e estabilidade dependem de três variáveis, concentração do gás, temperatura e pressão. A partir de pesquisas levantadas sobre o hidrato, foi possível observar um aumento de interesse pelo assunto devido ao vasto volume de produção submarinho, ao crescimento do mercado para o metano e a presença do composto em alguns países com poucos combustíveis fosseis convencionais. Uma queda na produção do petróleo levara a uma demanda maior pelo gás natural, o que também acarretara na diminuição da oferta deste produto, viabilizando econômica e comercialmente o hidrato como fonte de energia. Deste modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo detalhado sobre a utilização deste hidrato de gás como fonte alternativa de energia, estimando o potencial crescimento científico e tecnológico, analisando a viabilidade econômica do processo. Os resultados das pesquisas serão apresentados graficamente para uma eventual justificativa de o hidrato ser ou não economicamente viável como fonte de energia alternativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.