Controle do ponto de máxima potência em painéis fotovoltáicos com microcontrolador Pic
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2118Palavras-chave:
PIC, microcontrolador, painel fotovoltaicoResumo
A energia fotovoltaica oferece conhecidas vantagens, entretanto, ainda deve vencer alguns desafios, principalmente a baixa eficiência de conversão dos painéis fotovoltaicos. O alto custo da produção de energia fotovoltaica quando comparado a outros métodos de geração de energia elétrica é considerado o principal obstáculo que pode eventualmente inviabilizar a sua aplicação. Além do desenvolvimento de novos materiais, continua sendo muito importante aumentar a eficiência de conversão através da maximização da entrada de radiação solar, e a otimização do ponto de operação do painel fotovoltaico. Este trabalho apresenta a aplicação do microcontrolador PIC no rastreamento do ponto de máxima potência do painel fotovoltaico. Este controle integra um sistema de rastreamento composto do painel fotovoltaico, conversor DC/DC, carga e microcontrolador, que tem como diferencial uso de um novo algoritmo de busca do ponto de máxima potência de passo variável e flag de controle, que garante o rastreamento perfeito mesmo na ocorrência de mudanças bruscas de insolação e temperatura. O algoritmo de controle desenvolvido para o PIC foi escrito em linguagem C visando aumentar a legibilidade, redução do número de linhas do código de programação e permitir uma eventual portabilidade para outros microcontroladores. Este trabalho apresenta uma abordagem de rastreamento adequada a qualquer configuração de conversores DC/DC que venham a ser empregados entre o painel fotovoltaico e a unidade consumidora de energia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.