Avaliação da dispersão das fibras de bagaço de cana-de-açúcar em compósitos poliméricos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2108Palavras-chave:
polímero, compósitos, fibras de bagaço de cana-de-açúcarResumo
Atualmente devido à preocupação com a preservação do meio ambiente e com a redução do consumo de matérias-primas, pesquisadores e empresas têm buscado materiais mais ecológicos, ou seja, que reduzam a sua “pegada ecológica”. Nesse contexto os compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais têm sido desenvolvidos como uma forma de atender tanto expectativas socioeconômicas, como também a preservação do meio ambiente. A cana de açúcar é historicamente um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a colonização. A grande quantidade de bagaço de cana de açúcar gerada tem causado sérios problemas de estocagem, além é claro, do impacto ao meio ambiente. Por isso, o bagaço de cana de açúcar, além de ser utilizado para a geração de energia, tem se prestado para diversas outras aplicações, tais como reforço para compósitos poliméricos. No entanto, a dispersão das fibras nos polímeros é um fator determinante nas propriedades destes materiais. Portanto, no presente trabalho, foi analisado a dispersão das fibras no compósito de polipropileno reforçado com fibras do bagaço de cana pela técnica de microscopia ótica, comparando essa dispersão entre os diferentes compósitos com teores diferentes de fibra, que variaram de 10-30% em massa de reforço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.