Análise quantitativa e organoléptica das águas dos bebedouros do Centro Universitário de Volta Redonda (Três Poços) de acordo com a Portaria 518 do Ministério da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2098Palavras-chave:
análise de água potável, portaria 518, análise quantitativa de águaResumo
A Fundação Oswaldo Aranha - FOA, criada em 1967, está localizada na região Sul Fluminense, na cidade de Volta Redonda. Inicialmente, a Instituição possuía apenas as escolas de Medicina, Odontologia, Engenharia Civil, Educação Física e Ciências Contábeis. Atualmente conta com 19 cursos de graduação, além de cursos de curta duração e pós-graduação. O Campus Três Poços ainda possui uma Policlínica, Centro Odontológico e Centro Integrado de Fisioterapia que atendem toda a comunidade local. Desde a criação da FOA até os dias atuais, a demanda de alunos, funcionários, visitantes e pacientes cresceu consideravelmente e consequentemente o consumo de água potável. Com o intuito de aferir a qualidade da água e proporcionar o bem-estar de toda comunidade que usufrui dos bebedouros do Campus Três Poços, despertou o interesse de realizar o Projeto de Iniciação Científica que fizesse análise de todos os 45 bebedouros do Centro Universitário de Volta Redonda do Campus Três Poços. O principal objetivo do Projeto é monitorar e verificar os padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria N-518 de março de 2004 do Ministério da Saúde, através de testes analíticos: Cloreto, Dureza Total, Oxigênio Dissolvido, Alcalinidade, pH, Odor e Gosto. Para a avaliação das características da água serão utilizados parâmetros de qualidade que foram agrupados em físicos, químicos, pH e organolépticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.