Análise estatística dos fatores de influência da curva limite de conformação
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2096Palavras-chave:
análise estatística, curva limite de conformação, conformação mecânicaResumo
A quantidade de deformação plástica que uma chapa pode suportar antes que ocorra uma fratura ou estricção localizada é um assunto de grande importância na conformação mecânica dos materiais metálicos. Com base em medidas experimentais, o conceito de Diagrama Limite de Conformação (DLC) foi inicialmente introduzido por Keeler (1965) para os valores positivos da menor deformação principal no plano da chapa. Em seguida, Goodwin (1968) estendeu este conceito aos domínios de deformações situados entre os estados de tração uniaxial e estiramento biaxial. Desde então, inúmeras pesquisas foram dedicadas à obtenção experimental, análises teóricas e numéricas dos limites de deformações em chapas metálicas. Este diagrama é definido nos eixos das menores (e2) e maiores (e1) deformações principais obtidas no plano da chapa onde a curva estabelecida por meio de trajetórias lineares de deformação, isto é, r = e2/e1 constante, é conhecida como Curva Limite de Conformação (CLC). É comum então considerar-se que os limites de deformações independam do tipo de ensaio adotado nas suas determinações e representem, portanto, uma propriedade intrínseca do material. No entanto alguns parâmetros do produto e do processo afetam diretamente nos valores de deformações limites. O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma análise estatística acerca da influência alguns parâmetros mecânicos sobre a curva limite de conformação, a saber: anisotropia plástica, expoente de encruamento, coeficiente de resistência, espessura da chapa, pré-deformação e índice de sensibilidade a taxa de deformação. A análise estatística será do tipo fatorial completa, com 25 experimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.