Registro histórico e identificação de problemas na comunidade Quilombola de Santana
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2078Palavras-chave:
quilombolas, história de vida, memóriaResumo
O presente trabalho é parte do projeto de extensão e pesquisa intitulado “Intervenção Socioambiental na Comunidade Quilombola de Santana”, aprovado pela Faperj em julho de 2012, com um prazo de execução de dois anos, ressaltando-se então que a equipe está em processo de formação e que os documentos de envio ao Comitê de Ética estão sendo elaborados visando a realização do mesmo. A perspectiva aqui será a de descrever o processo de formação da Comunidade Quilombola Santana, localizada no município de Quatis, através do registro da história de vida de seus membros mais antigos. O trabalho consistirá, portanto, em fazer a gravação dos depoimentos desses moradores, seguindo um roteiro de perguntas abertas que visam permitir ao entrevistado resgatar suas memórias. Entendemos que a memória presente dos indivíduos representa o resultado de um processo de ressignificação e ordenação de eventos ocorridos, sendo influenciada por outros eventos e interesses, conforme o proposto por Bossi. O trabalho resultará em dois produtos que irão propor uma organização das memórias da comunidade: um vídeo/ documentário e um material escrito. O propósito principal de ambos é didático, não somente para a escola da comunidade, mas para as demais escolas da região através da sua disponibilização na rede. Nossa busca será por contribuir para o reconhecimento do papel central exercido pelos afrodescendentes em nossa sociedade, ao mesmo tempo em que auxiliamos no registro de parte de sua história e dos seus costumes, os quais correm o risco de desaparecerem tanto em função do falecimento de seus membros mais idosos, como pela saída dos jovens em busca de melhores oportunidades no ambiente urbano, ou ainda pelo avanço de outros interesses sobre suas terras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.