Processo de inserção social e perspectivas cotidianas na comunidade Quilombola de Santana
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2072Palavras-chave:
quilombos, inserção social, perspectivas cotidianas, educação, agricultura de subsistênciaResumo
Cerceada não somente pela geografia do relevo local, mas também pela sociedade em geral, a comunidade de Quilombo de Santana, encontra-se limitada de todo e qualquer recurso básico. Como extensão da história os mesmos postulam os direitos e respeitos mínimos, para que possam participar da sociedade como um todo, observa-se nitidamente uma repulsa a qualquer tipo de parceria ou apoio formal ou informal da iniciativa privada, face aos registros do passado onde os mesmos foram literalmente explorados por organizações que pleiteavam o interesse singular não mútuo, o que como consequência provocou uma rotulação a esse tipo de auxílio. Baseado neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar as necessidades básicas da comunidade quilombola para contribuir para o processo de inserção social e gerar perspectivas cotidianas na Comunidade. Portanto, durante a Caravana da Cidadania realizada pelo Programa Caravana da Cidadania do UniFOA na Comunidade Quilombola foi evidenciado uma escola de ensino fundamental para as crianças da comunidade, a qual se faz necessária também à construção de programa formação profissional, onde este permita, promover de fato a inserção social dos demais membros da comunidade e torná-los produtivos para sociedade, concomitantemente, proporcionando aos mesmos dignidade e uma perspectiva de crescimento humano dentro do cotidiano que habitam. Mercadologicamente, há diversas formas de promoção social, no que tange as disponibilidades encontradas e vivenciadas pela comunidade, a agricultura de subsistência, pode ser desenvolvida paralela à comercialização de produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.