O livro infantil: a percepção por trás das ilustrações
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2067Palavras-chave:
design, ilustração, infantil, livros, percepçãoResumo
Diversos fatores prejudicam o desenvolvimento de projetos gráficos, ilustrações, em livros infantis: a dificuldade de lidar com a percepção infantil, a inexistência de estudos variados na área e a falta de participação das crianças, o público alvo, no processo de desenvolvimento, são as principais características. Fatos que contribuem para a desvalorização da leitura em nosso país, principalmente na faixa etária infantil. Ilustração é uma imagem produzida por ordenação de pigmentos sobre algum suporte, que tenha o intuito de explicar, acompanhar, interpretar, embelezar um texto ou acrescentar informações intencionais; sendo a comunicação visual anterior à linguagem falada e escrita. A imagem, portanto, não é uma mera figuração, é também uma linguagem e deve ser desenvolvida adequadamente em textos infantis. No presente estudo, foram realizados levantamentos de dados sobre mercado, ilustração, público infantil, comunicação, pesquisas sobre a leitura visual infantil, decodificação de imagens, ícones, símbolos, percepção e aplicação de metodologias do design gráfico. Foram observadas e questionadas cerca de 50 crianças entre a faixa etária de 6 a 9 anos. Analisadas suas escolhas em relação aos livros, aos padrões de ilustrações, preferências por cores, traços e tipos de personagens. Além da realização de um questionário com ilustradores infantis a respeito do modo que realizam o desenvolvimento de seus trabalhos. O objetivo foi o de estudar o olhar infantil, suas percepções em relação às ilustrações e o modo como realizam uma leitura texto-visual, contribuindo para o desenvolvimento correto da aplicação das ilustrações em livros dirigidos a esse público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.