Cidadania contra o superendividamento familiar na comunidade Quilombola
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2045Palavras-chave:
crédito, dívidas, consumoResumo
Em uma sociedade moderna o crédito tem extrema importância, porém não vem sendo utilizada de forma consciente, trazendo outros vários malefícios, já que estas pessoas se endividam para pagar suas dívidas. Sendo assim, a função do crédito perde o seu papel, que é o de promover o desenvolvimento econômico e social equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade. O ato de consumir e experimentar causa dispêndio de bens em razão do ciclo do consumo, onde há o desejo de compra e consequentemente a desilusão. O consumismo é parte de uma construção cultural que leva os indivíduos a uma disposição de ansiedade por meio de um processo de consumo. Em razão da necessidade de se avaliar o nível de endividamento presente entre os remanescentes da comunidade denominada quilombola do alto da serra de Lídice, distrito de Rio Claro, RJ, que tem como atividade principal a culinária e o artesanato e aproximadamente 200 habitantes de uma mesma família, se faz necessária a verificação do seu relacionamento com o mercado de consumo. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada terá como ferramenta de pesquisa, questionários, orientações e estatísticas em um prazo determinado, e entender como funciona a relação desta comunidade com seus direitos e deveres de cidadãos .
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.