A educação ambiental e as empresas de Volta Redonda
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2029Palavras-chave:
educação ambiental, empresasResumo
As questões ambientais vêm despertando a atenção de todos os países, em paridade com o fato de que os avanços tecnológicos, mercantil, dentre outros, são salutares para o desenvolvimento social. A aliança desenvolvimento empresarial e respeito sustentável deve constituir o alicerce das organizações para os próximos tempos. A ênfase preventiva será a principal ferramenta das empresas para o planejamento, desenvolvimento e execução das ações norteadoras do sucesso empresarial. Os protocolos até então estabelecidos, serão, em breve, meros instrumentos norteadores para análise e avaliação das questões ambientais, em face de criação de normas específicas por parte de cada organização, de acordo com a sua atividade. Atualmente, com a instalação, na região, de empresas de diversos segmentos, processos de reestruturação e modernização das que estão presentes, é importante que observemos os problemas ambientais que vem acontecendo continuamente, como: vazamento de poluentes em leitos de rios, emissão de gases nocivos, construções irregulares, entre outros. Assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver estratégias que fomentem atitudes conscientes no que tange ao meio ambiente, junto à comunidade empresarial do Sul Fluminense, sem prejuízo ao crescimento econômico, facilitando o desenvolvimento sustentável, criando um curso de Capacitação profissional dos colaboradores de empresas de Volta Redonda. Será feita revisão bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo em três empresas de cada setor econômico (primário, secundário e terciário), visando análise de como as empresas aplicam a problemática ambiental dentro e de acordo com os seus processos; de que forma transmite aos funcionários os conceitos e necessidade de preservação do meio ambiente; qual impacto da sua produção no meio ambiente; e como é feita a recuperação de áreas degradas. Após a coleta de dados, será desenvolvido um laudo específico para cada empresa investigada, a fim de desenvolver um processo sistêmico de capacitação profissional a ser elaborado, estruturado e aplicado pela universidade junto às demais empresas do sul fluminense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.