Trânsito: paciente coletivo. Uma proposta de ensino
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2019Palavras-chave:
trânsito, ensino, meio ambiente, saúdeResumo
O trânsito tem se mostrado um grave problema nos últimos anos. Dados de organizações internacionais colocam o Brasil em destaque quando o assunto são mortes e acidentes no trânsito, sendo estes, no entanto, perfeitamente evitáveis em parte considerável. O melhoramento desse quadro passa, necessariamente, pelo tema do ensino. O presente trabalho apresenta uma pesquisa em desenvolvimento com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (antigas 5ª a 8ª séries) de escolas públicas e particulares. Em conjunto, estamos realizando uma análise, para futuras comparações, em uma escola que trabalhe com a modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos. Todas as escolas estarão localizadas na cidade de Juiz de Fora - MG. Nosso objetivo será traçar um perfil desses estudantes enquanto integrantes do sistema de trânsito, e entender como isso afeta diretamente suas vidas, sobretudo buscando esclarecer como o ensino de trânsito é fornecido para eles. Está sendo elaborado um questionário contendo perguntas a respeito de como o público alvo se insere no sistema de trânsito (se é pedestre, passageiro, motorista, ciclista etc.) e como a inserção nesse sistema afeta a sua vida (sentimento de segurança/insegurança, se já se envolveu em acidentes, entre outros). Além disso, será analisado, também, o tipo de ensino para o trânsito ao qual o público-alvo tem acesso e em que ambientes e condições tal ensino acontece. Todos esses dados serão analisados e discutidos no âmbito das suas consequências na saúde e no meio ambiente, fundamentando uma ferramenta audiovisual que otimize o processo ensino-aprendizagem para o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.