Plano de gerenciamento de resíduos médico-hospitalar nas policlínicas do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1989Palavras-chave:
gerenciamento, resíduos de saúde, policlínica, cartilha educativaResumo
Os resíduos de serviços de saúde são considerados aqueles provenientes de hospitais, clínicas médicas e outros grandes geradores. Tais resíduos são muitas vezes chamados de “lixo hospitalar”, entretanto, resíduos de natureza semelhante são produzidos por geradores variados, incluindo hospitais, clínicas médicas, laboratórios clínicos, hemocentros, entre outros. Os serviços de saúde são atividades imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano, onde algumas práticas incorretas vêm fornecendo riscos à auto sustentabilidade do meio ambiente e a saúde do homem, gerando resíduos potencialmente infecciosos e contaminantes. O plano de Gerenciamento dos resíduos nas Policlínicas do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a ser desenvolvido nesse estudo é relevante devido às condições precárias dessa atividade em estabelecimentos de saúde. Ressaltamos que as Policlínicas fazem coletas de forma seletiva, porém não tem um plano de gerenciamento a seguir. Portanto, o objetivo deste, será desenvolver uma cartilha educativa, visando abranger os profissionais envolvidos nesta temática. A natureza metodológica utilizada é através de revisões bibliográficas, com uma abordagem descritiva, na qual a pesquisa consiste em investigação detalhada, elaborada com o propósito de conhecer as diversas situações que envolvem a gerenciamento de resíduos médico-hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.